terça-feira, 1 de novembro de 2011

Como reutilizar latinhas de alumínio

  Sabe aquela latinha de alumínio que você costuma jogar no lixo sem dó nem piedade? Pois é, ela pode sim ter um destino diferente e se transformar em lindas embalagem, que vão de porta biscoito a porta-trecos.
 O Brasil tem feito direitinho a lição de casa em favor da natureza, tanto que aproximadamente 97% das cerca de 60 latinhas que cada brasileiro consome anualmente, são recicladas.
  Vale a pena usar a consciência e a criatividade para fazer nosso planeta ainda melhor. Você pode fazer sua parte, reaproveitando latas vazias de cereais, Nescau, massa de tomate... é simples e divertido!
  Para começar que tal fazer lindas embalagens para biscoito, são perfeitas para presentear amigos e parentes no final de ano.As crianças vão gostar de receber porta-trecos divertidos e coloridos.


Passo a passo



Materiais 
  • Lata de Cereal (400 g ) vazia
  • Álcool
  • Pincel chato
  • Primer para Metal
  • Rolo de espuma
  • Tinta acrílica amarelo-pele ou pérola
  • Papéis com motivos natalinos para fazer découpage
  • Termolina líquida
  • Tinta relevo mosaico
  • Tinta relevo metálico pérola
  • Pincel redondo N°11
  • Primer para PET
Como fazer

1.Limpe a lata com um pano embebido em álcool. Em seguida, com um pincel chato, passe uma camada de primer para metal. Para uniformizar, passe o rolo de espuma limpo e seco. Espere secar por cerca de 30 minutos ( ou acelere o processo com o secador ).Depois de secar, passe uma segunda demão de primer, repetindo o processo.

2. Pinte toda a lata com uma camada de tinta acrílica amarelo-pele ou pérola. Passe o rolo de espuma para uniformizar a pintura e, depois de secar, repita o processo.

3. Recorte motivos natalinos de sua preferência e mergulhe-os por dois minutos em uma bacia com água, para que fiquem mais aderentes. Retire o excesso de água com um guardanapo de papel, passe uma camada de termolina líquida na lata e cole as figuras. Depois, passe uma nova camada de termolina para dar acabamento.

4. Use tinta relevo mosaico para acentuar alguns detalhes nas figuras, como a barba do papai noel, por exemplo. Com a tinta relevo metálico pérola e o pincel n°11, ressalte outros detalhes da decoração, como as mangas e a barra da roupa do papai noel. Para finalizar, passe uma nova camada de termolina líquida.

5. Passe uma camada de primer para PET em toda a tampa e deixe secar. Em seguida, aplique uma demão de termolina, recorte mais figuras de papel com motivos natalinos e cole-as na tampa. Para finalizar, passe uma segunda demão de termolina.

**Dica :Se você desejar, utilize verniz geral ou verniz fosco para dar o acabamento final na peça no lado externo.** 

**************************** XXXXX********************************

Veja que fácil fazer um colorido e diverido porta-treco para a criançada :

 (Nestlé com você - N°32/36 -Dez2006/Dez2007 )


2 comentários:

  1. OI NOEMI PASSEI PARA TE FAZER UM VISITINHA E VE QUE VC ESTA CHEIA DE NOVIDADES PARA O NATAL!ESTAREI SEMPRE AQUI PARA NÃO PERDER AS NOVIDADES BEIJOSS

    ResponderExcluir
  2. como fica lindo, a criatividade e tudo viu.

    ResponderExcluir