domingo, 25 de março de 2012

Ovo de páscoa artesanal

 Só quem tem filhos ou sobrinhos sabe que esta época mexe com o coração.... é também com o bolso. É só dar uma andada pelas lojas que você irá ficar surpresa ( para não dizer apavorada !) com os preços dos ovos de páscoa.
 A ideia de fazer deliciosos ovos caseiros é uma ótima saída para economizar nesta páscoa ou até mesmo faturar, pois difícilmente alguém  resistira a tanta doçura!
 Veja abaixo um passo a passo feito por mim e Isa ( http://arteirasemanias.blogspot.com.br/ ) com muitas dicas para você desvendar os mistérios do chocolate.

Materiais utilizados 

  • Barra de chocolate ao seu gosto
  • Flocos de arroz
  • Molde em forma de ovo 
  • Suporte para ovo
  • Papel para embrulhar ovo
  • Fitas para laço
  • Pincel 
  • Vasilha que possa ir ao microondas ou banho-maria



Fazendo o recheio do Ovo
Para fazer este ovo em especial utilizamos como recheio o doce de coco. Veja como é fácil fazer.
  • Leite condensado
  • 500 g de coco desidratado
  • 1 copo de leite 
Em uma panela despeje o leite condensado, o coco desidratado e o leite .Mexa continuamente até você ver o fundo da panela. Tire do fogo e deixe esfriar.

Derretendo o chocolate 
Você pode derreter o chocolate em banho-maria ou microondas . Eu aconselho o microondas por ser muito mais prático e rápido.
 

1 e 2 - Pique a barra de chocolate com uma faca bem afiada. Ponha o chocolate em uma vasilha que possa ir ao microondas . Coloque na temperatura média por  30segundos e retire , mexa com uma espátula ( ou colher ) para completar o derretimento do chocolate.

Obs : Se você optar por fazer o derretimento do chocolate em banho-maria , coloque em uma vasilha alta , pois o inimigo n°1 do chocolate é a água. Faça o banho-maria em fogo baixo e não deixe a água ferver. Desligue o fogo e mexa para completar o derretimento.


 Temperando o Chocolate 
Todo chocolate após o derretimento precisa ser temperado. É extremamente necessário dar o famoso Choque térmico para que o chocolate fique brilhante e sem manchas. Para isto coloque a vasilha em outra contendo água fria e mexa bem com espátula ou colher. Não é aconselhado utilizar gelo ou geladeira para acelerar este processo , que deve ser lento e resfriar por igual.



 

4. Utilize o pincel para passar a 1° camada de chocolate na forma, esta 1° camada deve ser fina. Dê uma batidinha na forma para evitar bolhas e leve a geladeira.
Assim que secar retire da geladeira e repita o processo por mais 2 vezes . Como o ovo terá recheio de coco ele deve estar com camadas firmes para evitar que se quebre.
5. Depois que a 3° camada de chocolate estiver seca coloque o recheio de doce de coco com o auxilio de uma colher.
Passe a última camada de chocolate cobrindo todo o recheio do doce de coco.Leve novamente a geladeira.

 

6. Nunca force a forminha para retirar o ovo. Dê uma batidinha na forma ,se o ovo estiver seco ele sairá facilmente, caso contrário leve-o de volta a geladeira.
7. Há um segredinho para retirar os excessos do ovo e colar as duas partes! Pegue uma panela de alumínio e coloque no fogo com a parte do fundo virada para cima . Quando estiver quente desligue e passe as duas partes do ovo rapidamente sobre o fundo da panela.
Use Luva de silicone para manusear o ovo, evitando assim marcas de digitais e manchas.

 

8. Junte as duas partes rapidamente antes que esfrie.
9. Embrulhe em um papel chumbo , ele que minimizará o derretimento do chocolate em caso de muito calor.

 

10. Utilize o suporte para ovo , ele dará maior segurança na hora de embrulhar.
11. Coloque o ovo no meio do papel presente e amarre acima do ovo um araminho ou até mesmo uma fita fina.

 

12. Faça um belo laço de fita .Veja como foi fácil!
13. Se você optar colocar bombons dentro do ovo, o conselho e escolher bombons com flocos de arroz ou até mesmo ovinhos pequenos.
Para presentear crianças a dica e comprar brinquedinhos miúdos e colocar dentro do ovo.Será um sucesso!

Flocos de arroz

 

Floco de arroz possui 1001 utilidade : Perfeito para banhar bombons ou fazer bombons modelados.É também super útil para fazer o chocolate render mais e ainda dar  peso ao ovo.
A dica e fazer a camada final do ovo ( depois do recheio ) utilizando flocos de arroz. Além de gostoso vai fazer seu chocolate render mais .


Moldando & Banhando bombons 



( Credito: Revista Bombons sem mistérios - Garoto S.A )

Dicas Finais : Para os bombos ficarem interessantes coloque essências especialmente para culinária.
  • Nunca coloque corante liquido no chocolate branco, somente em pó. Caso contrário o chocolate endurecerá .
  • Nunca utilize parafina na ilusão de aumentar seu chocolate, você só tomará prejuízo com esta atitude !
  • Para ter um ovo ou bombom brilhante e com a textura bonita tenha a paciência de esperar o tempo certo da secagem antes de desinformar.
  • Se você não possui um bico para decorar bombons banhados improvise um ,corte um saquinho plástico nas laterais  e dê um pequeno corte na ponta . Encha de chocolate derretido e mãos a obra ! 



Um comentário: