terça-feira, 26 de junho de 2012

Como fazer craquelê

 Craquelê é uma técnica que dá o maior destaque em qualquer peça, seja ela madeira, vidro ou outro material ... porém muita gente tem a maior dúvida de como fazer .
  Eu mesmo quando comecei a aventurar nesta técnica fiquei cheia de dúvidas na cabeça. Admito estraguei algumas peças na tentativa de fazer dar certo , e depois de uma, duas, três... ( ops até perdi a conta das experiências erradas! ) , consegui pegar o jeito .
  Veja como utilizei o craquelê em algumas caixas de madeira! Na 1° foto apliquei o kit para craquelamento da cor violeta por toda a caixa porta-absorvente, na 2° caixa utilizei o craquelê apenas no sapato .
  Quer saber como fazer também? Siga as dicas abaixo e prepare-se para os elogios!



Dicas e truques 
  • Tintas craquelex

Como utilizar tinta craquelex ?
  
 As tintas para craquelamento são tintas a base de água em inúmeras cores que deve ser utilizada sobre superfícies pintadas e preparadas com a base para tinta craquelê.
  Pode utilizar sobre madeira, mdf, gesso, entre outros materiais. Primeiro passe uma camada de base para tinta craquelê em um sentido único utilizando um pincel largo e macio.Deixe secar por aproximadamente 5 minutos ( ou acelere o processo com ajuda de um secador ) , após a secagem da base aplique a tinta craquelê da cor de sua preferência.
  Após a secagem e preciso dar um acabamento na peça com uso de verniz ( que pode ser brilhante, fosco ou semibrilho conforme sua preferência .) ou a cera em pasta .
  • O segredinho para o craquelamento ficar em tamanho uniforme e passar primeiramente uma camada de tinta craquelê em sentido horizontal e logo em seguida passar outra camada em sentido vertical. Sempre molhe as pontas do pincel na água se sentir a tinta seca.
Veja como fica o craquelado quando se utiliza a base e a tinta craquelê.

                                               ( Foto: Revista Mãos que criam : Craquelê-N°60 -Ed.escala)
  • Kit para craquelado
Como utilizar o kit craquelex ?

  O kit para craquelamento vem com dois produtos, que é o verniz base (1) e o craquelador (2). Existe no mercado o Kit incolor e os das mais variadas cores. O efeito deste craquelado e bem diferente do craquelado obtido com base e tinta craquelê ( que tem o efeito mais rústico na peça ) . Este kit faz a peça ficar mais sofisticada e dispensa o uso de vernizes ou cera para o acabamento final.
  Recomendo o uso de dois pincéis largo e macio ( eu particularmente utilizo pinceis acima de n°18 marca Condor ) , um para cada procedimento.
  Para obter a efeito craquelado aplique em sentido único o verniz base (1) como se estivesse envernizando a peça . Passe uma camada generosa e evite esticar demais o produto.Aguarde aproximadamente 1 hora a secagem e em seguida com ajuda de outro pincel largo e macio passe o craquelador (2) em sentido horizontal e e em seguida vertical , assim as ranhuras ficarão de tamanho uniforme .
  • Caso você deseje um craquelado de tamanhos variados aplique o craquelador (2) em diversas direções. O mais importante é evitar passar o verniz craquelador (2) no mesmo lugar por duas vezes.
  • Aplique uma camada generosa do craquelador  sobre a peça. Quanto mais generosa a camada de verniz base (1) e do craquelador (2) maior será a largura e tamanhos do craquelado. Se deseja um craquelado pequeno e com ranhuras finas utilize pouco verniz base (1) e pouco verniz craqueldor (2). Em dias frios é comum o craquelado ficar miúdo.
  • Não é aconselhável utilizar o secador para acelerar o processo de secagem , eu recomendo o uso do secador somente na 1° etapa quando se aplicar o verniz base(1) , na etapa do verniz craquelador ( 2) aconselho a esperar o processo de secagem fazer efeito por si só.
  • O efeito craquelado começa a surgir minutos após o uso do verniz craquelador (2) , porém só 24 hs depois que a peça poderá ser manuseada . 
  • No caso do kit craquelê ser incolor aplique figuras antes de começar o procedimento de craquelar.Ao término de todo processo para destacar as ranhuras você pode utilizar betume ou mesmo tinta PVA ( recomendo que neste caso após todo processo aplique uma camada de verniz geral para proteger a tinta aplicada nas ranhuras. )
  • Para obter um craquelado com ares de antigo após a secagem total dos produtos passe Betume em cera ou betume diluído em solvente ou Thinner .

  • Verniz craquelê
Como utilizar ?

  O verniz craquelê é utilizado em conjunto com qualquer tinta PVA ( látex base água ) dando um efeito rustico igual ao obtido com a base e a tinta craquelê . A diferença esta na vantagem da utilização de qualquer tinta PVA após uma farta camada de verniz craquelê .
  Após passar uma generosa camada de verniz craquelê sobre a peça ( evitando esticar o produto e dando pinceladas curtas ) deixe secar por 30 minutos e, aplique uma camada de tinta , ligeiramente diluída em água.
O efeito craquelado  aparecerá após 30 minutos.
  • Recomendo o uso de figuras e colagens por cima do produto, após o procedimento e a secagem total    dos produtos. Caso faça uso de figuras e gravuras dê o acabamento da peça utilizando verniz , evite o uso da cera neste caso.
  • O efeito craquelê só fara efeito com a utilização de qualquer tinta PVA após o verniz craquelê. O verniz craquelê sozinho não faz efeito algum.
Agora mãos a obra por que você é capaz de fazer peças maravilhosas utilizando esta técnica.

5 comentários:

  1. Gostei das técnicas, só tenho uma duvida, posso passar o verniz base deixar secar passar uma tinta que quero no fundo passar o verniz craquelador e em seguida a tinta que quero que craquele posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  2. Nete , desculpa a demora da resposta ! Bom depois que você passa o verniz base ou qualquer tipo de verniz não há como passar nenhuma tinta a base de água , o verniz não deixa fixa a tinta a qualquer material.
    A solução é procurar um verniz craquelê da cor desejada( tem muitas cores no mercado ) ou o verniz craquelê transparente pois então suas peças ficarão com a cor da tinta que passou primeiro . mts abraços e espero ter esclarecido sua duvida .

    ResponderExcluir
  3. Tuas explicações foram ótimas, mas tentei 2 tecnicas que ensinaste mas não sei o que estou fazendo errado que nao deu certo.

    ResponderExcluir
  4. Cris , qual é a sua duvida ? é só perguntar que te respondo ok . abraços

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Noemi e parabéns pelo trabalho.
    Gostaria de uma orientação sua. Tenho um centro de madeira pintado de verniz escuro e quero pintar de craquelê pêssego ou marrom claro com um fundo branco ou dourado fosco. A minha primeira dúvida é se preciso lixar todo o verniz e depois que procedimentos devo fazer para realizar o trabalho. Outra informação que gostaria é como posso calcular a quantidade de tinta que vou utilizar.
    Desde já agradeço,
    Abs,
    Jádice

    ResponderExcluir